terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Orquídea x UTI: Antes de fazer, leia esse post!

Constantemente recebo comentários com dúvidas sobre a UTI. Alguns me preocupam bastante, porque percebo uma ansiedade dos leitores em usar este método.

Resolvi esclarecer melhor para evitar que coloquem suas plantas na UTI sem que elas realmente precisem disso.


ATENÇÃO!

Nunca coloque uma planta com flores na UTI!
Quando está florida, a orquídea não pode ser mexida, ou seja, nada de tirar do vaso, trocar de substrato, adubar... 
Neste período, ela só precisa de rega (em quantidade significativamente menor do que de costume) e de "paz" (rsss).

Se sua orquídea está com folhas viçosas, firmes ou levemente moles, não use a UTI!
Isso porque ela não precisa!
É normal nas épocas mais quentes que a orquídea fique com as folhas mais molinhas. Isso não significa que precisa ir para a UTI.
Nesses casos, uma borrifada com água nas folhas, no início da manhã e no fim da tarde já vão ajudá-la. Se quiser, pode também borrifar durante o dia, mas só se não tiver batendo raios de sol nas suas folhas, ok?

A UTI dá trabalho! Leva tempo para fazer e vc precisa estar atento, sempre olhando a garrafa, para evitar que a planta mofe.
Então só opte por esta técnica quando realmente for necessário!
Isso quer dizer... Só quando ela apresentar estes dois sinais juntos:
Quando ela estiver sem raiz ou com pouquíssimas raízes (1, 2 ou 3 e bem pequenas) e também com folhas murchas (como se estivessem desidratadas - você é capaz de ver umas veias enrugadas nela).


Antes de decidir fazer a UTI, leia estes links e também o comentário dos leitores (pq sempre tiro muitas dúvidas neles, inclusive uma pode ser a sua):


Eu, no começo, também ficava empolgada em colocar as orquídeas na UTI, mas com o tempo percebi que o trabalho que dá é tão grande, que é melhor só usar quando realmente for necessário.
Quando tenho uma orquídea levemente debilitada eu sempre escolho tirar do vaso e colocar na árvore, para as raízes ficarem mais arejadas e manter uma adubação de enraizamento. Após as raízes começarem a crescer, eu troco pelo adubo de crescimento. 
Pode demorar um pouco mais, mas é muito eficiente e muito menos trabalhoso.

Se você não tiver árvores em casa. Deixe-a no vaso, mas troque o substrato por um novo (porque vai retém menos umidade) e só molhe quando estiver quase ou completamente seco. Também faça adubação para raízes. Basta usar o mesmo produto que usaria na UTI.
Deixe o vaso protegido do sol, mas em local claro e sem risco de ser molhado pela chuva (para que você possa controlar a rega).

Tempo(meses), dedicação e paciência é a chave para o sucesso!

Boa sorte para todos!
Um ótimo cultivo!

97 comentários:

  1. oi cynthia.
    tenho uma orquidea bem jovem ainda que começou a apresentar uns pontos amarelos nas folhas e no caulezinho. tá doente o que faço? tem uma foto dela neste post ( a ultima foto do post)

    http://maosdapati.blogspot.com.br/2014/02/presentes-para-o-meu-canteiro-de-flores.html

    quero muito salvar esta orquidea, pq ainda quero ve-la florescer.

    nunca vi uma florzinha nela, ainda...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrícia, o que me deixou intrigada na foto, foi que parece que as folhas não tem manchas amareladas, correto?
      Manchas amarelas em formato circular é típico de fungo, mas o fato de as folhas estarem intactas me deixou na dúvida.
      Meu conselho é que vc coloque a foto num site de discussão, como por exemplo, o fórum A Orquidea (http://www.aorquidea.com.br/forum/).
      Se não tivesse dúvida, te indicaria um fungicida, mas realmente não tenho certeza se é doença causada por fungo.
      Espero que no fórum alguém possa ajudá-la mais.
      Beijos, Cynthia.

      Excluir
  2. Oi Cynthia.

    Ganhei uma orquídea no final de setembro do ano passado, é uma phalaenopsis rosa. Como não entendo praticamente nada e não havia pesquisado sobre fui até um viveiro, perguntei se precisava replantar a mesma, pois só estava com aquelas fibras de coco. O moço meu indicou um vaso de barro com furinhos e um substrato. Ta ai a minha duvida, lendo a respeito das orquídeas acho que esse substrato é inadequado, é muito fino, não é uma "terra" é mais solto, mas não é nada do que eu li a respeito.
    Aparentemente a planta esta bem, ela ficou florida uns 2 meses e agora esta sem flores, mas com as folhas bem verdinhas, tem até uma folha nova.
    Será que devo trocar esse substrato? Moro em Minas Gerais em um apartamento! hehe

    Obrigada desde ja pela atenção.

    Keniche Santos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Keniche,
      Cultivo de orquídeas realmente não funciona como receita de bolo .
      Exemplo disso é q eu nunca me dei bem com fibra de coco, mas conheço muita gente (MUITAS mesmo!) que se dá super bem com esse material.
      Meu conselho...
      Não troque de novo, pq a orquídea não gosta de ficar sendo manuseada.
      Deixe-a num local onde vc possa observá-la.
      Ao primeiro sinal de folhas mais moles ou se vc reparar que passou mais de um mês e a folha nova não cresceu ou mesmo se não surgir nenhuma raiz nova, aconselho a tirar do substrato e verificar como estão as raízes. Aproveitar que já mexeu para colocar em um substrato maior, que permite boa aeração.
      Se quiser, pode fazer uma adubação de crescimento. Ela vai gostar.
      Bjs, Cynthia.

      Excluir
    2. Cynthia, ontem eu mudei ela do substrato antigo (onde eu nem conseguia ver as raízes) e coloquei casca de pinus. Tive que passar agua nas raízes pois estavam bem sujas e algumas raízes estavam amareladas. Comprei um adubo de floração e ja apliquei na mudança. É bom ter os dois tipos de adubo? De floração e de manutenção? Eu li em alguns sites que a próxima rega depois da adubação é bom deixar correr bem a agua pra sair algumas toxinas, isso procede?

      Obrigadaa!
      Beijos

      Excluir
    3. Eu recomendo o de floração e o de crescimento.
      O de floração tb é um pouco útil para as raízes, mas o ideal seria vc usar um específico de raiz pelos próximos 3 meses.
      Sim! Vc aduba e quando for regar de novo (dias depois), deve ser rega abundante para eliminar os vestígios do adubo e os sais e minerais que ficam na superfície.
      Bjs, Cynthia

      Excluir
  3. Olá Cynthia, como vai?
    Tenho uma Phalae há uns 4 anos, não daquelas com folhas grandes, mas das menores e com folhas verdes mais escuras. Ela nunca floriu como a ganhei e agora ela está com as folhas com aspecto beeeeem murcho! As raízes não aparentam estar apodrecidas, mas sim marrons e secas. Sem dúvida não aparentam estar verdinhas e vivas. Infelizmente fiz uma troca de vaso sem sucesso por mera falta de conhecimento, e só após muita leitura vi que esta espécie não gosta de vasos grandes e escuros (tadinha, coloquei ela num vaso de madeira - cachepô - bem maior que ela). Vou mudá-la novamente, agora para um vasinho de garrafa pet que fiz, porém gostaria de usar a UTI para tentar criar raízes. Não encontrei o Biofert para comprar em minha cidade, então gostaria de saber se posso usar o SuperThrive no lugar. Já ouvi comentários sobre a UTI com o Bio Bokashi líquido tb, então talvez apresente bons resultados com o Superthrive, o que vc acha?

    Obrigada pelos posts, realmente são de grande valia! Espero poder contar com sua ajuda!


    Att.

    Patrícia Soares

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrícia,
      Eu gosto mt do SuperThrive, mas nunca vi vendendo no Brasil. (inclusive vou sortear um vidrinho pequeno dele e alguns de adubos de floração quando o blog atingir 1 milão de visitas - falta pouco!)
      Eu compro qd viajo para os EUA e confesso q nunca achei aqui, mas tb não procurei especificamente por ele.
      Acredito que vá dá super certo, pq ele é ótimo para as raízes.
      Com certeza, o cachepô grande ajudou a piorar a situação, pq fica úmido por mt tempo e a Phal é uma das que mais precisam ter as raízes arejadas entre uma rega e outra.
      Como o cachepô era grande, o meio sempre acaba ficando úmido.
      Qt ao vaso de Pet...
      Fure ele tanto embaixo qt nas laterais, pq se tiver pouco furo, o substrato vai continuar demorando a secar.
      Bjs e boa sorte!

      Excluir
    2. Olá Cynthia, muito obrigada por responder! Comprei o SuperThrive pela internet, no Mercado Livre. Não são muitos os que vendem, nem tá tão barato (se for considerar o tamaninho do vidro), mas como vendem fracionado e falam dos "milagres" que ele faz, optei por comprar.
      E qto ao cachepô o escolhi justamente para tentar mantê-la com um pouquinho mais de umidade . As raízes não chegavam a ficar úmidas sequer por um dia, pois aqui em Cascavel-PR é muito quente. Eu molhava num dia e no outro já estava seco (isso fazendo o teste com o dedo no substrato). Mesmo assim fazia a rega a cada 3 ou 4 dias no verão. Até pensei em tentar borrifar água dia sim dia não, em pequenas quantidades mesmo, pois ela passava muito tempo seca, mas fiquei com medo. Tá dificil controlar a rega, pois todos dizem sobre a facilidade em matar uma orquídea pelo excesso, mas acho que tá faltando! Mesmo quando nasceram raízes novas, em questão de um mês ela já tinha perdido a coloração verdinha, ficando colorida somente na rega, e tres meses depois já estava marrom como as outras velhas!

      Comprei uma Phalae nova essa semana, florida, linda! Espero dar mais sorte com essa.

      Mas vou tentar fazer a UTI e incentivá-la a criar raízes e tentar ajustar a rega melhor. Tomara que dê certo!

      Muito obrigada pela ajuda! Tudo de bom pra vc!


      Patrícia Soares

      Excluir
    3. Percebi que escrevi como se fosse no passado, mas o fato de ficar seca acontece com o próprio cachepô.

      Excluir
    4. Patrícia,
      A Phal responde muito bem aos adubos.
      Vc não precisa colocar na UTI, basta fazer adubação para as raízes. Você pode associar o SuperThrive (dilui 4 vezes mais e use em todas as regas) e a cada 15 dias, use (ao invés do SuperThrive), o de raiz.
      O ST é hormônio de crescimento e tb é bom para as raízes.
      Logo vc verá os efeitos!
      Não precisa colocar na Pet. Acredite! Vc terá menos trabalho fora da PET.
      Bjs e boa sorte!

      Excluir
  4. Questiono o uso do SuperThrive pq estou conseguindo salvar uma muda de denphal, até então dada por morta com ele. Já tenho três novos pseudobulbos e muitas raízes! Tenho realmente esperança de que possa dar certo, até pq já ouvi comentários de orquídeas que estavam estagnadas há mais de dois anos que começaram a criar brotos e raízes com o ST.

    Abraço e obrigada desde já.

    Patrícia Soares

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem contar que as raízes da Phal ficam lindas. Tão gordinhas q parecem um dedinho. rsss

      Excluir
  5. Olá, primeiro quero agradecer sua generosidade em montar o blog para dividir seus conhecimentos, segundo queria um socorro p minha oncidium chuva de ouro, eu ganhei ela florida há alguns dias, ja estava bem no fim da floração, portanto nesse momento ela ja caiu todas as flores, e desde que chegou percebi seus bulbos muchinhos, eles são grandes, mas estam muchos e moles, com uma cor meio marrom, eu evitei mecher pois estava com floração, mas agora queria saber o que faço p salva la, corto os bulbos ruins? transplanto? as folhas estão bem, verdes e firmes, mas os bulbos marrons e com um polenzinho esverdeado, acredite q algum tipo de fungo, moro em Jacareí, Sp, aqui esta bem quente, outra duvida corto a haste floral? MUITO OBRIGADA DESDE JÁ E MAIS UMA VEZ PARABÉNS! Janaina Menezes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janaína,
      Os bulbos marrons exalam cheiro ruim quando vc aperta?
      Se tiver outras orquídeas, já separe essa.
      Bjs e aguardo vc,
      Cynthia

      Excluir
  6. Ola Cynthia, como vai? Tenho uma Vanda que esta morrendo, raizes e folhas. Todos os dias jogo agua na raiz. Fica em lugar coberto, embora iluminado, porem não recebe sol. Ja tentei colocar na minha horta, com sombrite, ou debaixo de um pergolado..mas nao foi. Gostaria de saber se a UTI para esta espécie também funciona. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a UTI tb funciona nesse gênero.
      A Vanda gosta de sol e pode ser isso.
      Dá uma olhada nesses dois links e leia mais sobre ela:
      http://cynthiablanco.blogspot.com.br/2014/02/cultivando-vandas.html
      http://cynthiablanco.blogspot.com.br/p/vanda.html

      Bjs, Cynthia

      Excluir
  7. Cynthia,
    tenho duas orquídeas, uma denphal e outra phal (que nunca floriu). Fiz alguma coisa com elas que a denphal perdeu todas suas folhas e a phal está com umas manchas escuras e as folhas secas.
    Quero deixar elas sem substrato, o que você acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nanda, estes dois gêneros precisam de substrato ou então ser amarradas em árvores.

      Manchas escuras podem indicar fungos. Vc pode publicar uma foto para eu ver?
      É só me adicionar no G+ (google plus). Tem um link do lado do meu nome.

      Quanto a Denphal, ela perde as folhas mesmo, mas não tire o bulbo, pq ele pode florir na próxima floração.

      Bjs, Cynthia

      Excluir
    2. Olá Cynthia, publiquei fotos no G+
      quando puder dar uma olhada...

      Excluir
    3. Nanda, manda o link para mim, pois não consegui te achar.
      Bjs, Cynthia

      Excluir
    4. Nanda, te achei. rsss
      Depois que vi que estava como Fernanda. kkkk
      Respondi no link:
      https://plus.google.com/u/0/106972287612820121128/posts
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  8. Cynthya ,
    estou tendo poblemas com minhas orquideas pois percebi que algumas estão aparecendo umas pintas pretas nelas e pesquisei que pode ser fungo mas não acho nenhuma informação de qual fungicida usar e que tipo? você poderia me informar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compre um fungicida sistêmico se forem muitas manchas.
      Se forem poucas, tente controlar com calda bordalesa. Tem várias receitas na internet, pesquise no google.
      Bj, Cynthia

      Excluir
  9. Cynthya tudo bem?
    Estou com uma orquidea que não sei a especie as folhas dela cairam o bulbo esta bem murcho se eu fizer a UTI ela pode recuperar?
    Luana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luana,
      Tem espécies que perdem as folhas depois da floração. Sua orquídea pode ser uma delas!
      Mande uma foto pelo G+ (goggle plus). tem um link do lado do meu nome.
      Bjs

      Excluir
    2. Oi. Ganhei uma orquidea em dezembro, n sei o nome dela, ela veio florida dr cor lilás, depois q as flores cairam nunca mais floriu d novo. É normal aquele galho q fica as flores ficar amarelo? Ela esta em um vaso de plastico com fibra de bambum. Oq faço pra nao morrer. Ela esta só c duas folhas berdes, e um galho amarelado. Me ajuda. Obrigado

      Excluir
    3. Veja se sua orquídea é essa:
      http://cynthiablanco.blogspot.com.br/p/manual-para-cultivo-de-phalaenopsis.html

      Se não for, você tem alguma foto dela florida?
      Mts orquídeas só florescem 1 vez no ano, portanto é normal que ainda não tenha florido.
      Se puder, gostaria de ver as fotos dela, atualmente, para ver como está.
      As fotos podem ser publicadas em algum perfil da internet (escolha privacidade pública). Depois cole o link das fotos aqui.
      Bjs, Cynthia

      Excluir
  10. Olá Cynthia, parabéns pelo blog. Fiz uma UTI para algumas orqúideas e elas já estão brotando. Queria saber por quanto tempo elas devem permanecer na pet e se posso usar o mesmo musgo quando for replanta-la. Muito obrigada pelas dicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pode usar o mesmo musgo.
      Tempo suficiente para crescerem 3 ou 4 raízes com alguns centímetros.
      Bjs, Cynthia

      Excluir
  11. Oi cynthia vc pode passar o seu email? Bjus ate mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andreia,
      Estou sem email no momento.
      Como estava recebendo muito spam, acabei cancelando a conta.
      Mas..
      Em que posso ajudá-la?

      Excluir
  12. Oi coloquei minha na UTI mas ja não tinha folhas,vc acha que mesmo assim ela vai se salvar?Tem raiz verde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Paula, sem folha, dependendo do tipo da orquídea, é praticamente certo que não. Ela precisa das folhas para fazer fotossíntese, mas isso tb depende do gênero.
      Por exemplo, a Dendrobium perde as folhas quando acaba a floração, mas isso não quer dizer que ela está morrendo! Pelo contrário, é absolutamente normal.
      Então, depende do gênero da orquídea.
      Você sabe qual é a sua?
      Bjs, Cynthia.

      Excluir
  13. Oi Cynthia , parabéns pelo blog , ele é muito útil.
    Gostaria que me ajudasse pois ganhei uma muda de orquidea e como não tinha nenhum conhecimento plantei numa terra comum de jardim mesmo e por incrível que pareça ela sobreviveu mas nunca floriu,tem cerca de dois anos que estava nessa terra. Depois tomei conhecimento que deveria ser plantada em substrato específico então mudei de vaso e plantei no substrato ela porem reagiu mal apodreceu as raizes e começou a ficar desidratada .Vi no seu blog sobre a u.t.i e resolvi tentar salvá-la será que vai dar resultado?Onde devo deixá-la?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A UTI dá ótimos resultados!
      Deixe a garrafa em local de meia sombra e é importante que não pegue nenhum raio solar para não cozinhar a sua orquídea.
      Boa sorte!

      Excluir
  14. Boa tarde Cynthia,

    ganhei uma orquidea e ela está morrendo. As hastes estão ficando secas e ela perdeu as folhas. As raízes ainda estão bem verdes. O que faço? Ainda tem salvação?
    Fico no aguardo.
    Bruna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, Se tiver alguma folha (mesmo que um pedacinho), tem salvação sim!
      Coloque ela em uma UTI de orquídeas.
      Agora se só tiver raízes, ela, infelizmente não irá sobreviver.
      Bjs, Cynthia

      Excluir
    2. Oi Cynthia....mas não tem nada o que fazer??? A minha não tem folhas também....que judiação...eu não soube cuidar....sera que se eu levar em algum lugar não consegue recuperar?

      Excluir
    3. Amanda, não se sinta culpada.
      Se for acalmar seu coração, faça a UTI, mas tenho 99.9% de certeza que, infelizmente não funcionará.
      Não sei se isso irá confortá-la, mas ao longo desses anos de cultivo já matei muitas orquídeas. Não me orgulho nem um pouco disso, mas acontece com todo cultivador.
      A minha primeira matei afogada. Ela veio em um arranjo de vidro com água dentro e eu, como não sabia nada sobre elas, deixei ela lá e trocava de água dia-sim, dia não.
      Depois que suas folhas encheram de água eu fui pesquisar e descobri que estava matando a bichinha. Só que descobri tarde demais!
      Depois disso passei a ler muito sobre elas e comprei novos exemplares.
      As situações ruins, foram as principais responsáveis pelo surgimento do meu blog!
      Eu adquiri muita experiência depois de alguns anos de cultivo e quis compartilhar o meu conhecimento. Porque minha maior dificuldade no começo era achar informação clara de cultivo.
      Tenho certeza que a morte dessa servirá para que a próxima orquídea você cuide melhor e assim por diante.
      Beijos, Cynthia.

      Excluir
    4. Muito obrigada pela atenção Cynthia. Infelizmente não há nenhuma folhinha. Algumas raízes continuam verdes. Vou arriscar a UTI. Mais uma vez obrigada. Bjs. Bruna

      Excluir
  15. Oi Cynthia, tenho uma vanda q sempre percebo as raizes dela mais umida q das outras vandas, e o caule ta amarelando, pensei em colocar na uti, qual a melhor opção p ela, a garrafa pet ou o sistema de semi hidroponia? Desde ja agradeço, um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aliny,
      Se você percebe que as raízes se mantém mais úmidas do que as das outras Vandas, faça rega diferente. Só molhe quando estiver mais sequinha.
      Ela está em cachepô, vaso ou fixada em árvore?
      Tem substrato?
      Aguardo vc.

      Excluir
  16. Oi Cynthia, desde ja agradeço sua atenção, então, ela está naqueles cachepô q acompanham a planta quando a gente compra, de plastico e vazado p as raizes sairem, e sem substrato, se tiver como posso te mandar uma foto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aliny, pode mandar a foto sim! É só vc publicar no instagram, ou facebook, ou google plus (g+). Depois, cole o link da foto aqui neste comentário, em resposta a minha resposta.
      Assim eu posso olhar suas fotos.
      Bjs, Cynthia.

      Excluir
    2. É ESSA AQUI CYNTHIA: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=508912562553954&set=a.334301540015058.69607.100003056453676&type=1&theater

      Excluir
    3. Aliny,
      O sphagnum é um musgo branco.
      o musgo verde desidratado é usado na ornamentação de vasos de planta e ele é tingido. Não sei se faz mal ou se funciona, nunca testei!
      Pode fazer o teste, mas lembre-se de fervê-lo antes!
      :)

      Excluir
    4. Aliny,
      Ao que parece ela já perdeu algumas folhas.
      Essa mancha na ponta da folha amarela me preocupa.
      Como não sou especialista em Vanda, meu conselho é que vc faça duas coisas:
      - coloque no fórum aorquidea a foto da sua Vanda e peça a opnião dos cultivadores (tem mt gente q cultiva Vanda lá)
      - e mande um email para o mokara (http://www.mokara.com.br/index.php?cmd=contato).
      Bjs e desculpe-me por não poder ajudá-la.
      Cynthia

      Excluir
    5. IMAGINA, VC SEMPRE ME AJUDA EM TUDO QUE PRECISO RS, VOU COLOCAR NO FORUM SIM, SO DE ME INFORMAR ISSO JA É UMA GRANDE AJUDA. BJO P VC

      Excluir
  17. Ta certo entao Cynthia, obrigada mais uma vez
    Bjo grande

    ResponderExcluir
  18. Socorro!!
    viajei e meu esposo enterrou minha Vanda, agora não sei como salvá-la, está sem raizes e com apenas três folhas super desidratadas. o que fazer???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba, Edna!
      Eu tentaria a UTI. Como a Vanda gosta de ambiente úmido, a UTI deve funcionar.
      Além de colocar o enraizador (conforme eu coloco nas matérias da UTI), usaria mais 4 gotas de complexo B na mistura.
      Espero que ela se recupere!
      Bjs, Cynthia

      Excluir
  19. Estou com problemas com minhas orquídeas e gostaria de sua ajuda.
    Como faço para lhe envias imagens delas. Não consigo entender o que está acontecendo e quero salvá-las.
    Obrigada
    Graciela Centenaro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graciela,
      Se quiser mandar fotos para mim, basta colocar a foto em algum perfil público na internet. Pode ser instragram, facebook, google +, picasa, my space... Você escolhe!
      Depois que publicar a foto (lembre-se que a privacidade deve ser pública), você copia o link com o endereço de onde está a sua foto e cola aqui no comentário.
      É preciso que você mande o link e de preferência em resposta a esta mensagem, pois recebo muitos comentários e assim não perco as informações anteriores que você me mandou.
      Bjs, Cynthia

      Excluir
  20. oLA MEU NOME É NANCI TENHO ALGUMAS ORQUIDEAS E RECENTEMENTE PERCEBI QU ESTAVAM AMARELA FUI HÁ UMA CASA DE PLANTAS E MANDARAM APLICAR NUTRICOBRE H TODAS FICARAM COM MANCHAS PRETAS E APARENCIA HORRIVEL TRES ESTAVAM FLORINDO ,PEDI AUXILIO HÁ UM ORQUIDOFILO E ELE MANDOU QUE TIRASSE DA TERRA DEIXASSE 30 MINUTOS NA AGUA E DEPOIS 20 SECANDO,COLOCASSE EM UM BALDE E NO OUTRO AS REPLANTASSE COM OUTRO SUBSTRATO FIZ TUDO ISSO E HOJE QUANDO LI SEU POST SOBRE A UTI FIQUEI TRISTE POIS ALGUMAS ESTÃO SEM FOLHAS,ELAS IRÃO MORRER?SE QUISER POSTO FOTOS OBRIGADA PELA ATENÇÃO MEU EMAIL nancis.nunes@hotmail.com facewww.facebook.com/nancis.nunes obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nanci,
      Muitas vezes só o replantio já é suficiente.
      Se quiser a minha opinião posso ver umas fotos.
      Mas as orientações do orquidófilo devem ser suficientes.

      Se quiser mandar fotos para mim, basta colocar a foto em algum perfil público na internet. Pode ser instragram, facebook, google +, picasa, my space... Você escolhe!
      Depois que publicar a foto (lembre-se que a privacidade deve ser pública), você copia o link com o endereço de onde está a sua foto e cola aqui no comentário.
      É preciso que você mande o link e de preferência em resposta a esta mensagem, pois recebo muitos comentários e assim não perco as informações anteriores que você me mandou.
      Bjs, Cynthia

      Excluir
  21. Oi Cynthia, seu blog sempre é muito enriquecedor em relação as orquídeas. Ganhei uma Phal em dezembro passado, estava muito bonita e com flores. É uma orquídea adulta. Com 3 meses as flores caíram e depois a planta teve uma nova folha que com o tempo estagnou. Percebi que o substrato na qual ela veio estava envelhecido e fiz a troca, cortando todas as raízes apodrecidas. Mas daí em diante a planta, após 3 meses, começou gradativamente a amarelar, enrugar e cair as folhas, hoje restam apenas duas verdes. Resolvi tirá-la do vaso e para minha surpresa, todas as raízes haviam apodrecido. Não há mais nenhuma raiz. Gostaria de saber se é possível com a UTI recuperar a planta que está sem raízes. Outra dúvida é que no substrato original havia de um lado do vaso esfagno, e a planta desenvolvia bem, com a troca, não coloquei, será que por isso ela está morrendo? Pois a casca de Pinus e outros componentes que havia no substrato, pelo que percebi, não deixava a água penetrar de forma abrangente, por ser muito seco. Gostaria que me ajudasse se possível. Obrigado, Weber.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Weber,
      É fácil saber se a morte das raízes foi por falta ou excesso de água.
      A falta de água geram raízes secas, o excesso, raízes gordinhas mas marrons.
      A UTI funciona mesmo sem ter nada de raízes!
      Dá ótimos resultados com Phalaenospsis.
      Aconselho que faça o qt antes.
      Bjs, Cynthia

      Excluir
  22. Oi. Ganhei uma orquidea em dezembro, ela veio florida mas depois nunca mais floriu. E normal? Ela esta em um vaso de plastico com fibra de bambum. Tem duas folhas q aparentimente esta bem so o galho q ficava as flores amarelou. Estou preocuda. Oq fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, vc não deixou seu nome!
      Mas vamos lá...
      A maioria das orquídeas florescem 1 vez no ano.
      O que me deixou curiosa foi o que vc disse: " o galho q ficava as flores amarelou"
      Gostaria de ver as fotos. Só assim vou poder tentar entende o que está querendo me dizer.
      É só publicar em alguma página na internet (facebook, instagram, g+...) e colar o link da foto aqui. Coloque a privacidade pública, ok?!
      Bjs, Cynthia

      Excluir
  23. ola,, quanto tempo tenho que deixar na UTI???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tempo vai variar de orquídea para orquídeas, mas algo em torno de 3 a 6 meses, geralmente é o suficiente.
      O importante é ter ao menos 3-4 raízes com cerca de 4cm cada. Quanto mais raízes e mais longas, melhor, ok?
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  24. Oi Cintia,
    tenho uma dendobrium que perdeu todas as raízes e as folhas estão super molengas, com as veias bem visíveis. Me parece ser caso para a UTI. Minha dúvida está no fato de que ela tem brotos nascendo. Devo colocar ela na UTI ou devo deixar ela quietinha?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, brotos nascendo é sinal que ela não está em repouso. Eles vão adorar a UTI!
      A UTI não é dá muito efeito em orquídeas em flor. Pelo menos, isso foi o que observei nos testes que fiz com as minhas.
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  25. Oi cynthia à 2 anos ganhei mudas de dois tipos de orquídea mais elas ainda não floriu elas estavam em árvores e o clima era quente onde moro não tem árvores e é mais frio que tipo de plantio vc me recomenda desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Drika!
      Complicado saber sem ter a informação de qual gênero e espécie vc tem.
      Mas se o clima era mais quente, procure algum canto da sua casa que fique mais quentinho de dia e protegida do sereno a noite.
      É preciso tentar recriar esse clima.
      Se isso é possível? Sim!
      Hoje cultivam até Vandas (clima bem quente) no sul do Brasil.
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  26. Oi Cynthia tudo bem? Me ajuda?
    Tenho uma phalaenopsis sofrida cuja haste não podei quando acabou a floração pois permaneceu verde. Dai ela criou duas bifurcações com vários botões mas continuava sem graça e perdendo floras. A floração não vingou, amarelou e perdeu-se todos os botões e como percebi o sofrimento, podei a haste floral. Tirei -a do vaso de barro, e percebi que está praticamente sem raízes, ainda existem umas três bem escurecidas. Troquei o substrato mas não resolveu nada. Queria por na UTI minha menina, comprei o sphagno mas na minha cidade não tem o enraizador para comprar. Que outro elemento pode substituir esse enraizador? Posso substituir o sphagno por algodão ou outra coisa? Vi alguem ensinando na internet a usar o caldo da plantinha tiririca como enraizador natural, o que vc acha? bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leila, nunca testei e nem ouvi falar nesse caldo.
      O que eu aconselho é complexo B (vendido em farmácia), a proporção normal é de 8 gotas por litro, mas nesse caso de tão poucas raízes, coloque 8 gotas para 700ml de água. Regue sempre que estiver seca com esse líquido e pode borrifá-lo na superfice do vaso, próximo a base da orquidea, a cada 3 dias.
      Existe um excelente suplemento, é chamado de superthrive, mas é vendido nos EUA. Vi que vendem em alguns sites (como mercado livre), só não sei se são originais, se for, ótimo! Pq esse produto é excelente!
      Você mora aonde?
      Quanto a UTI, não é necessário. A phal se recupera bem fora dela, mas o ideal é fixar em um tronco, pq as raízes assim desenvolvem mais rápido.
      Quanto ao algodão, nem tente, pois todo mundo que fez a experiência viu que não dá certo, pq mofa muito rápido.
      Beijos, Cynthia

      Excluir
  27. Parabéns pelo blog!!!
    Socorro!! A Phal da minha filha parece q tá morrendo.
    Troquei o substrato e vi q tinha pouca raizes, e estou molhando qdo está seca, só q agora as folhas estão amarelando e ficando moles. Tirei uma foto, como te enviar.
    Por favor me ajude, estou muito triste e minha filha também.
    SOCORROOOOOOOO

    ResponderExcluir
  28. ola sera que vc pode me ajudar minha orquidea esta amarelada parece que esta morrendo ela estava começando a dar flores novas e de repente parou e começou a secar e a folha esta amarelada enrrugadinha e mole a outra esta bem nao as deixo a luz do sol ficam em cima da geladeira e dou agua de 1 a 2 vezes na semana oque eu faço? obrigado mandei o link onde da para ver as fotos
    https://www.facebook.com/babi.sosso/media_set?set=a.1521268281491409.1073741857.100008247553631&type=3

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde. Amei o seu blog. Preciso de ajuda, tenho 3 phal. Uma esta muito debilitada, apenas uma folha e quase sem raiz. A outra esta com algumas manchas amareladas nas folhas. E a outra está com folhas debilitadas, porem com flores e duas mudas. O que devo fazer?? Me ajuda por favor!!!

    ResponderExcluir
  30. Olá Cynthia, tenho uma vanda e uma cattleya, as duas são mudinhas ainda, como sou principiante, gostaria da sua ajuda pra ter certeza se elas estão doentes. A vanda tem algimas lesões nas folhas e manchas brancas nas raízes, que podem ser fungos, a cattleya tem uma folha amarelada as demais estão bonitas, postei fotos das duas no link abaixo:

    https://m.facebook.com/mila.carvalho.3954?_rdr#!/mila.carvalho.3954/albums/835973223156066/

    Aguardo a resposta
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci de dizer que ganhei as duas mudas tem dois dias, elas já estavam assim.

      Excluir
  31. Cynthia, bom dia.

    Tenho algumas orquídeas que estão com as folhas amareladas e uma em especial está com aparência triste. Estou preocupada. Sei que uma é Phal. mas as outras não sei a id. Peço que ajude-me.

    ResponderExcluir
  32. lucia maria de jesus21 de maio de 2015 às 14:51

    olá Cynthia. gostei do seu blog. estou precisando de ajuda. estou com uma orquídea PHAL.
    desde setembro.14. empolgada, pois todas que ganho acabam morrendo. não sei como mantê-las. essa última depois que acabou a floração. saíram 2 folhas. mas de repente percebi que as raízes estavam apodrecendo. e duas folhas amarelaram e caíram, mas as outras estão ainda verdes, mas parece que está escuro entre as folhas e as raízes. replantei com brita, pinus e pouco do substrato que estava nela. parece que as folhas não estao firmes. o que fazer? precisa de UTI? ela fica na mesa ao lado da janela com cortina. aguardo resposta urgente. me ajudem. amo orquídea e não consigo ficar com nenhuma. como faco para ler a resposta. meu email: lucia6.jesus@gmail.com. obrigada. Lúcia.

    ResponderExcluir
  33. Me ajude! Minha orquídea denphal está com as raízes podres (escuras e inchadas), mas ela está com botões então não posso ficar mexendo muito . existe alguma coisa que eu possa fazer agora para que os botões não caiam? Será que está acumulando muita umidade? Agradeço A ajuda.

    ResponderExcluir
  34. Olá Cynthia, ganhei 2 mudas de phal uma branca com ponto negro e uma rosa. Sndo que a primeira cairão todas as folhas, muito curiosa retirei do vasinho onde estava plantada para ver as raízes e esxiste uma grande raíz verde,e outras um pouco secas, mais esta totalmente sem folha.o que devo fazer...Obrigada

    ResponderExcluir
  35. Também comprei uma Demdobrium Thyesiflorum..já adulta com bulbos para floração, só que em algumas folhas estão saindo uma bolas marron nas folhas acho que são fungos...como posso cuidar de uma forma caseira ou outra forama.....as folhas ainda estão esverdeadas mais as marcas marron redondads estão também....me ajude Cynthia pois gastei tanto dinheiro para compralas Por favor me ajude....Marina

    ResponderExcluir
  36. Boa noite Cynthia,estou com uma orquidea sem folha e com as raizes parecendo secas, eu acho que ela morreu,como posso saber se está viva? e caso esteja vou colocá-la na UTI.
    Atenciosamente, Carmem Cisne.

    ResponderExcluir
  37. Oi Cynthia, ey estou muito preocupada com a mnha orquídea. Ela estava linda toda florida, ai viajei há 3 semanas e deixei com minha tia. Quando voltei uma das flores tinha morrido e logo depois morreram mais três. Agora só tem uma florzinha, as folhas ainda estao bem verdes e não estão molinhas, mas eu vo agora wue uma delas secou. Moro no rio e por causa do calor molho elas duas vezes na semana. O que devo fazer cynthia? Estou muito preocupada. Estou mandando o link com as fotos, gico no aguardo. Muito obrigada.

    https://plus.google.com/110877814183578086737/posts/Y1VSGbWqXBN

    ResponderExcluir
  38. Oi, Cynthia.
    Bom, estou muito triste. Em fevereiro ganhei uma phalenopsis e peguei algumas dicas na internet. Até as flores caírem, eu apenas reguei. Peguei por não adubar corretamente e quando fui a uma floricultura, me indicaram adubo de minhoca dizendo que era bom igual o npk e hoje minha filhinha está numa situação de da dó. Não sei oq fazer, tenho medo de errar em tudo com ela. As folhas estão verdes, algumas acabaram ficando secas e caíram, mas tem algumas ainda verdinhas, porém as raízes secaram, só sobrou uma p contar história e já tá nas últimas. Por favor, gostaria muito da ajuda de alguém experiente. Será que vc pode me ajudar ? Conforme for, mando email com a foto dela. Eu acho que ela precisa de uti. Quero muito salvar minha bichinha. Desde já agradeço e fico no aguardo.
    Att Katiane

    ResponderExcluir
  39. Oi, Cynthia.
    Bom, estou muito triste. Em fevereiro ganhei uma phalenopsis e peguei algumas dicas na internet. Até as flores caírem, eu apenas reguei. Peguei por não adubar corretamente e quando fui a uma floricultura, me indicaram adubo de minhoca dizendo que era bom igual o npk e hoje minha filhinha está numa situação de da dó. Não sei oq fazer, tenho medo de errar em tudo com ela. As folhas estão verdes, algumas acabaram ficando secas e caíram, mas tem algumas ainda verdinhas, porém as raízes secaram, só sobrou uma p contar história e já tá nas últimas. Por favor, gostaria muito da ajuda de alguém experiente. Será que vc pode me ajudar ? Conforme for, mando email com a foto dela. Eu acho que ela precisa de uti. Quero muito salvar minha bichinha. Desde já agradeço e fico no aguardo.
    Att Katiane

    ResponderExcluir
  40. Oi Cynthia, estou precisando de sua ajuda!. Estou com uma phal de um ano que só deu flores quando chegou. Fui em um orquidário que me disseram para cortar a haste floral toda!. Então foi o que fiz, só que então percebi que minha planta estava ficando feia, decide mudar ela de local tirei a do vaso e vi que as raízes estavam feias com aparência de podre cortei as que estavam feias ela ficou com poucas raízes então coloquei dentro de uma UTI como você explicou. nos primeiros meses ela estava linda veio outra folha e começaram a nascer novas raízes porem ela começou a mofar e dar manchinhas nas folhas!. cortei as manchinhas lavei a orquídea mais e AGORA!?. as raízes novas ainda estão muito pequenas!. Eu e minha phal aguardamos seu contato!.grata.

    ResponderExcluir
  41. Olá Cynthia tenho uma cattleya e descobri que estava com cochinilhas lempei e apliquei o neem, mas ela tem um botão que o bulbo está mole o que faço?

    ResponderExcluir
  42. olá tenho uma phalaenopsis que coloquei na UTI por estar sem raízes e só restou uma folha. Mas ela está mofando muito, tirei ela lavei bem e voltou o mofo. A minha pergunta é posso passar um fungicida e deixar ela na UTI? Tenho medo que faça mal. desde já obrigado, beijos Cláudia.

    ResponderExcluir
  43. Cynthia, olá, comprei em janeiro duas mudas de cattleya, pequenas,
    só uma soltou uma folhinha nova, mudei ela do substrato que veio que era mais musgo que substrato, mas acho que a matei, as raizes apodreceram, não restou nenhuma boa, agora plantei no carvão, será que estou fazendo certo, será que dá para recupera-lás ou será que não tem jeito mais, se puder me ajudar agradeço desde já.Emilia

    ResponderExcluir
  44. oi Cinthia, há alguns meses coloquei uma mudinha de phal. só no carvão. Ela tinha uma haste pequena aí percebi que está nascendo uma nova folha, mas ao tocar as tres folhas restantes, elas praticamente cairam em minhas mão, sem que eu precisasse arranc´-las. Ao ver as raizes tb notei que estão pessimo estado. O que posso fazer para salvá-la. Grata, Irani

    ResponderExcluir
  45. Pollyana Lima

    Boa tarde Cinthia!
    Antes de começar preciso dizer que amo seu blog e as informações são muito preciosas! Então tenho uma phal que está doente, ela está com as raízes secas e com as folhas desidratando, gosto muito dela pq ele é a minha primeira orquídea, devo colocar ela na UTI? Confesso que essa prática me assusta um pouco, tenho medo de fazer algo errado e acabar com as chances da minha pequena.

    Grata

    ResponderExcluir
  46. Pollyana Lima

    Boa tarde Cinthia!
    Antes de começar preciso dizer que amo seu blog e as informações são muito preciosas! Então tenho uma phal que está doente, ela está com as raízes secas e com as folhas desidratando, gosto muito dela pq ele é a minha primeira orquídea, devo colocar ela na UTI? Confesso que essa prática me assusta um pouco, tenho medo de fazer algo errado e acabar com as chances da minha pequena.

    Grata

    ResponderExcluir
  47. Olá Cinthia. O seu glog têm me ajudado muito a entender e a cuidar das minhas orquídeas.
    Estou com um problema numa orquídea, uma Phalaenopsis. Ela está com a haste em flor, mas apresenta sinais de desidratação nas folhas (estão moles) e têm muito pouca raiz. Estive a ler sobre a UTI, mas li também que na fase de floração não se deve colocar a orquidea na UTI. O que fazer? É que à coisa de um mês, uma das minhas orquídeas morreu de um dia para o outro, ficou com as folhas todas amarelas e caíram todas no espaço de 24h, como se tivesse queimado toda por dentro, e não fiz nada de anormal. Ajuda-me.

    ResponderExcluir
  48. Ola Cyntia, tudo bem?
    Gostaria de felicitar voce pelo carinho e dedicação as orquideas... Seu trabalho e encantador !!!
    Meu nome e Raquel, amo orquideas mas sempre pensei que cultiva-las era um grande misterio...
    Comprava e ganhava algumas orquideas e acabei plantando-as no tronco de coqueiro em frente a minha casa. Elas florescem muito bem, sao lindas !
    Porem percebo que as folhas estao amareladas e entao resolvi pesquisar um pouco pra tentar entender e cuidar melhor delas.
    So agora e que aprendi que nao podem estar ao sol, que e um dos problemas que esta acontecendo. Preciso muito da sua ajuda para me orientar como retira-as dos troncos e replantar em vasos.
    Comprei adubo fort plantas e fort flores, para orquideas, aprendi que borrifar leite de magnesia diluido, ajuda matar os fungos - notei que elas gostaram muito porque algumas reagiram rapidamente, mudando a cor da folha

    Quanto as orquideas do tronco, mais uma outra que estava quase seca e sem folhas mas com uma haste e botoes - esta retirei e esta num pote de vidro com um pouquinho de agua - ela esta florida ja ha mais de duas semana) nao sei por onde comecar.... e por isso ficarei imensamente grata se voce puder dividir comigo um pouquinho da sua experiencia.
    Um grande e carinhoso abraço !

    ResponderExcluir
  49. Bom dia, minha pergunta é qual é a hora adequada para retirar a planta da UTI?

    ResponderExcluir
  50. ola minhas orquídeas não florescem.

    ResponderExcluir
  51. Parabéns pelo artigo, ótimo conteúdo!

    ResponderExcluir