segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Manchas nas folhas? Prevenção e tratamento.

Manchas circulares em tons de castanhos ou marrom (inclusive com bordas amareladas) ou anéis avermelhados nas folhas de orquídeas, podem indicar doença causada por fungos.

Os fungos em orquídeas é algo mais comum do que nós cultivadores (experientes ou principiantes), gostaríamos.
A facilidade de propagação, a variedade e a utilização de produtos agrotóxicos para eliminá-los, causam receio em muitos amantes de orquídeas.

O ideal mesmo é prevenir, mas às vezes a gente só lembra disso quando a orquídea já apresenta sinais de doenças.
Essa matéria eu procurei falar desde a prevenção até as opções de tratamento.
Espero que ajude...





PREVENÇÃO:
Para evitar a contaminação dos seus exemplares é importante alguns cuidados:
- Quando compramos alguma orquídea, precisamos observar se nas folhas tem manchas circulares amarelas ou manchas marrons (arredondadas) que envolta estejam amareladas. 
- Sempre deixe sua orquídea recém comprada de quarentena. Isso porque precisamos deixar as novatas separadas por 40 dias para ter certeza que não tem nenhuma doença incubada.
- Sempre (SEMPRE!) esterelizar as tesouras de poda antes de cortar qualquer parte da sua orquídea e nunca usar uma mesma tesoura (sem estar esterelizada) em duas ou mais orquídeas. Isso porque também é desta forma que as doenças passam de uma para outra. 
- Evite colocar um vaso pendurado embaixo do outro, pois a água do vaso de cima cairá sobre a planta de baixo e, se esta estiver contaminada, os fungos podem para passar de uma planta para outra através da água.
- Mantenha o orquidário limpo. Evite deixar acumulo de folhas, folhas secas e outros materiais no chão!
- Deixe sua orquídea em local arejado e que haja renovação de ar.

Dica: Para esterelizar, deixe a tesoura de molho no cloro/água sanitária ou coloque as lâminas no fogo (boca do fogão, maçarico...).


COMO SE LIVRAR DOS FUNGOS?
Infelizmente, na maioria das vezes, não tem jeito, para eliminar os fungos, você precisa usar agrotóxico. Neste caso, basta ir em uma casa especializada em produtos agrotóxicos e pedir um fungicida.
É muito importante que ele seja aplicado de acordo com o recomendado na embalagem. Então, nada de inventar! 
Ah! E sempre use luvas! O contato com produtos tóxicos pode causar doenças e intoxicação (alguns dizem até que podem aumentar as chances de câncer).


FUNGICIDA SISTÊMICO OU DE CONTATO?
Os fungicidas podem ser de contato ou sistêmico. 
A diferença entre eles é que o primeiro não penetra na planta, ou seja, fica na superfície. 
Ele é recomendado quando a doença não está em nível tão grave, ou seja, poucas partes afetadas e poucas orquídeas no orquidário. Ele pode ser usado inclusive como preventivo.

O fungicida sistêmico  penetra na planta(na seiva) e elimina totalmente os fungos, mas sua compra é controlada. 
Para comprar, você precisa preencher um formulário com seus dados. Você ficará com uma cópia e no verso dela contém informações super importantes sobre como usar, pois o produto é tóxico. Siga certinho as recomendações!!!!!



ALTERNATIVAS:
Ouvi falar de gente que teve sucesso com receitas caseiras. 
Segue abaixo duas opções para quem quiser testar.
Receita 1: Pasta de óleo mineral com canela (misturar os dois ingredientes até que vire uma pasta) - aplicar direto nas manchas e não regar por alguns dias.
Receita 2: 1 litro de água + 6 cravos-da-índia + 1 colher de chá de canela em pó + 1 ml de solução a 2% de mercúrio cromo ou iodo. Como fazer: durante 3 dias, misturar os 3 primeiros ingredientes, no quarto dia, acrescente o mercúrio. Corte a parte afetada e aplique imediatamente no corte. Se desejar, depois pode aplicar no restante da planta. Não guarde o que sobrar! Não molhe a planta por 7 dias.

Tem pessoas que indicam a Calda Bordalesa, mas se você olhar no wikipédia, e eu já tinha lido em outros lugares a respeito, ela funciona melhor como preventivo. Se quiser tentar, tem várias receitas na internet. Procure no google ou em outro buscador.



DÚVIDAS COMUNS...

Posso usar fungicida durante a floração?
Sim, mas não aplique nas flores, pois isso irá manchá-las.

Posso cortar a folha ou a parte da folha com as manchas?
Sim. Em alguns casos isso até é recomendado (ex: receita caseira 2). 
Também pode ser cortada se você achar que está atrapalhando a estética da sua planta.
É importante ressaltar que, apenas cortar, não irá resolver o problema, pois sem o tratamento, as manchas irão reaparecer.

Você já testou alguma das receita caseira?
Não. Nunca fiz. Então não posso afirmar se realmente funcionam.

As manchas vão sumir após o tratamento?
Não. A tendência é a borda amarelada desaparecer, ficando apenas a mancha castanha. Isso é um ponto positivo. Indica que aquela mancha não tem fungo ativo.

Como vou saber que acabei com o(s) fungo(s)?
Além de sumir as bordas amareladas das manchas, você vai notar que não surgem novas manchas naquela folha.
Outra afirmação que a doença foi tratada, é que os novos brotos vão crescer em tom natural de verde e sem a presença de manchas.


Fonte das imagens: retiradas da internet através do google image.

69 comentários:

  1. Cynthia! Tenho consultado dezenas de matérias suas nós últimos tempos. Quero te agradecer imensamente por sua generosidade de compartilhar conosco algo tão precioso. Você divide, e assim multiplica! :)
    Fiquei um mês fazendo intercâmbio, e minha única orquídea, que ganhei de uma amiga querida, ficou com minha mãe. Quando voltei, ela estava felizona, levei pra casa e definhou, coloquei na uti, fiz de tudo, levei para um especialista, e nada! Nossa, chorei tanto!!!
    Não desisti, e a cada mês tenho comprado uma diferente, e elas parecem bem felizes embaixo da janela. Só de pensar nas próximas viagens já programadas, dá um medo. Mas elas não saem mais daqui! Farei planilha e imprimirei informações detalhadas, mamãe vai ter que vir frequentemente em casa hehehe
    Mas só escrevi para te agradecer mesmo, e dizer que fico mais confortável em insistir nessas maravilhas, por saber que pela internet existem pessoas tão especiais repassando o conhecimento.
    Ah, você poderia fazer um instagram, hein? E assim de tempo em tempo publicar uma fotinho das suas bebês!
    Um grande beijo,
    Kelly

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kelly, adorei seu recadinho!
      Isso me motiva mais e mais!
      Boa ideia! Acho que vou fazer um instagram! rss Gostei!
      Beijos

      Excluir
  2. Cynthia, pensei que a mancha da sua foto (phal ao lado de "como se livrar dos fungos" ) fosse queimadura do sol pois eu tenho uma que está com essas manchas e esqueci ela no sol. Agora fiquei preocupada, pois não estava tratando... vou faer a pasta de canela + óleo mineral. Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente, a mancha de sol fica esbranquiçada em volta, enquanto a de fungo fica amarelada.
      Na dúvida, faz o tratamento.
      Observe se vai aumentar de tamanho ou se aparecerá em outras áreas.
      Bjs, Cynthia

      Excluir
    2. Obrigada pela atenção! Vou cuidar dela e ficar atenta!

      Excluir
  3. Amiga Cynthia, não há dúvida que você gosta tanto de orquídeas que está se tornando uma especialista, com este post esclareceu boa parte das dúvidas que eu, e muitos de nós com certeza, teríamos antes. Vou aplicar boa parte deste conhecimento agora e no futuro, estou certa. Hoje faz um dia lindo aqui em Lxa, ainda é inverno na Europa, mas de tarde irei para o jardim aplicar alguns destes conselhos. Por tudo isso, muito obrigada.
    P.S. - Posso colar um link daqui no meu blog? Tchau!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho!
      Seria um orgulho ter meu blog divulgado no seu! :)
      Mil beijos, Cynthia.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá Cynthia! Tudo bm?
    Ameeeii seu blog, o achei pesquisando sobre cuidados com orquidias.
    Bom vamos lá, ganhei do meu marido uma uma orquidia Phalaenopsis pink twilighl,(só sei porq pesquisei o "sobre nome"srsrsrs),agora no dia das mulheres,faz apenas 02 dias q estou com ela, e por ser um presente especial quero muito cultiva-la, mas nuuunca cuidei de uma e nem sei por onde começo, mas lendo algumas coisinhas sobre ela, eu percebi uma pontinha da folha seca, o restante da folha esta bonita e na borda da folha esta tipo um "biliscadinho' em volta deste esta verde é somente esse machucadinho mesmo,mas olhando na raiz percebi no floco de coco que tinha uns negocinho branco,tipo peludinho, as folhas de baixo da orquidia esta verde amarelada, a raiz esta verde e firmes mas notei ums rajadinho meio esbranquiçado,parece "ser dentro da raiz, nao mechi pois tenho medo de estraga-la, pois ela esta com flores lindas,os pedacinhos de coco q achei eu retirei do potinho,antes q me pergunte:Sim eu a tirei com cuidado sm mecher na raiz ,pois a mesma sai fácil, ela nao esta grudada no vasinho de plastico....
    outra duvida é o local: por estar linda e florida a coloquei na minha sala(ela é bm ventilada e iluminada)ao lado da televisão,prox a tomadas, quero saber se por estar perto pode ocasionar queimadura devido a eletricidade das tomadas?, e a outra é se a sala é um bom lugar para deixa-la? Bom parece ser perguntas bobas mas que estao me tirando o sono, pois se eu conseguir mate-la quero ter outras pois são lindas.... espero q possa me ajudar SOCOORROOO

    ResponderExcluir
  6. Olá Cynthia esqueci de uma coisinha quero q vc me diga quais são os produtos indicados para cuidar bm da minha orquidea Phalaenopsis pink ,por favo me indique todos os produtos para te-la sempre linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagineu que a sua fosse Phal ou Denphal. rsss
      Acertei!
      Tenho um manual com boas dicas aqui no blog.
      Esse é o link:
      http://cynthiablanco.blogspot.com.br/p/manual-para-cultivo-de-phalaenopsis.html

      Ele irá ajudá-la.
      Beijos e ótimo cultivo!

      Excluir
  7. Cynthia. Boa tarde. Estou iniciando uma coleção de orquideas e estou gostando muito. Nao teho experiencia ainda e percebi que algumas minhas estão adoecendo. Elas ficam com as pontas das folhas pretas e aos poucos vai ficando toda preta no sentido ponta da folha até a o cabo da folha. Sabe me dizer o pq? alguma sugestão?

    ResponderExcluir
  8. Cynthia. Boa tarde. Estou iniciando uma coleção de orquideas e estou gostando muito. Nao teho experiencia ainda e percebi que algumas minhas estão adoecendo. Elas ficam com as pontas das folhas pretas e aos poucos vai ficando toda preta no sentido ponta da folha até a o cabo da folha. Sabe me dizer o pq? alguma sugestão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, preciso olhar uma foto.
      Você pode postar no google plus (G+), instagram ou facebook.
      Coloque o link aqui em resposta ao comentário.
      Eu vou olhar a(s) foto(s) para identicar se é doença, queimadura...
      Bjs, Cynthia

      Excluir
    2. Olá Cynthia,
      Estou com o mesmo problema que Lucas. As bordas das folhas começaram a escurecer e eu não sei o que fazer. Será que é fungo? Segue a foto : https://plus.google.com/101674656725083030164/posts/hjbLy4oQBTD

      Excluir
  9. BOA NOITE, MINHA AMIGA! ESPERO QUE TENHA SE DIVERTIDO NAS ULTIMAS SEMANAS DE DESCANSO. AGORA É MÃOS A OBRA. BOM ESTOU JÁ COM 75 ORQUÍDEAS, ISSO MESMO, E VC SABE DE QUEM É A CULPA NÉ?, BOM SOU UMA ALUNA APLICADA, MEUS DENDOBIUM, CONFORME DICAS DE " COMO FAZER SEU DENDROBIUM FLORIR", JÁ TEM COM FLORES TEM UNS COM HASTES E FLORES, MAS TODOS ESTÃO BARRIGUDOS. AGORA PROFESSORA GOSTARIA SE POSSÍVEL, UMAS AULAS SOBRE OS CYMBIDIUM, MORO EM UBERLÂNDIA -MG - TRIÂNGULO MINERO. COMPREI DIRETO DO ORQUIDÁRIO TEM UM NA CIDADE, E A ATENTENTE ME DISSE BEM ASSIM: APROVEITE BEM AS FLORES, PORQUE AQUI EM UBERLÂNDIA, VOCÊ NÃO VAI CONSEGUIR FAZER ELA FLORIR MAIS, VC FICARA APENAS COM AS FOLHAGENS. GOSTARIA DE SABER DA MINHA PROFESSORA SE ISSO PROCEDE OU NÃO?. PODEMOS FAZER ELA FLORIR NOVAMENTE?. BOM UM GRANDE BJS E DORME COM DEUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum!
      Não conheço Uberlândia.
      Como é o clima daí? É frio?
      Bjs, Cynthia

      Excluir
    2. Oi Cynthia, respondendo a você e a Glauciene em Uberlândia é bastante quente e as cymbidium, gostam de frio, moro em lugar quente e as minhas florescem, todos os anos, mas eu as deixo na lavanderia, o lugar mais fresco da casa.E alterno, uma semana lá fora uma semana na lavanderia.Espero ter sido útil

      Excluir
    3. Boa dica, Rosemir!
      Como vc mora na mesma cidade, é a melhor pessoa para contar a sua experiência.
      Bjs, Cynthia

      Excluir
  10. Oi Cynthia, tudo bem? Comprei uma orquidea a um mês mais ou menos, e agora ela apresentou essas manchas, e o pior de tudo é q ela ta florida e tem mais 1 aste, ta muito linda, nao queria perde-la, poderia me ajudar? Sera q é fungo? Bjo
    https://flic.kr/p/nUTyiS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela foto parece ser mais inseto do que fungo.
      Faça uma inspeção para ver se ter algum bichinho ou uma espécie de algodão (cochonilhas) nas folhas.
      De qualquer forma te indico cortar a folha e passar canela no corte.
      Observe para ver se mais alguma será atingida. Bjs, Cynthia

      Excluir
  11. Boa tarde, onde encontro o óleo mineral? é algum tipo específico? obrigado.

    ResponderExcluir
  12. Obrigada pelas dicas, tenho umas assim, adorei.

    ResponderExcluir
  13. Cynthia boa tarde, fiz a receita indicada do oleo com canela para passar nas manchas das minhas 2 orquideas, na qual eu desconheci a motivo e agora graças a vc eu ja sei o que é, porém logo que amanheceu o dia notei que as folhas onde passei o oleo ficaram brancas e moles como se estivessem podres mas ainda firmes, sou nova no cuidado com orquídeas mas não queria perde-las, nenhuma...por favor me ajude...bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra, não deixe no sol e procure um lugar fresco.
      Isso deve ser suficiente.
      Bjs, Cynthia

      Excluir
  14. Olá Cynthia!
    Socorroooo, por favor, preciso de ajuda com as minhas orquídeas!
    Após a floração elas começaram a ficar como vc pode ver nas fotos.
    Tenho adubado e coloquei a uma semana um pouco mais de pinus próprio para Orquídeas nos vasos e agora estão assim. O que eu faço?? Estou apavorada...
    Aguardo as tuas dicas. Obrigada,

    https://lh5.googleusercontent.com/-tgZS9rn6pSo/VM0fCMDSmfI/AAAAAAAAAAw/OUsWryOKQ7o/w1538-h865-no/20150131_160313.jpg

    https://lh4.googleusercontent.com/-vXW1S6yM1uU/VM0e_xtU09I/AAAAAAAAAAo/xLJiRcQscx4/w1538-h865-no/20150131_160543.jpg

    https://lh5.googleusercontent.com/-G6qkrSgGQmA/VM0e_qmQC6I/AAAAAAAAAAk/fi25Qz1uwGA/w1538-h865-no/20150131_160301.jpg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana, é alguma doença, pode ser fungo, mas pode tb ser bacteriana.
      Meu conselho é cortar as folhas que estão doentes e passar canela em pó. Veja se vai aparecer em outra folha.
      Tente aplicar uma das receitas que indico acima.
      Boa sorte!

      Excluir
  15. Olá Cynthia , boa noite, recentemente ganhei uma orquídea dendrobium mobile , mas de ontem pra cá notei que apareceu umas manchinhas preta nas folhas, por favor ,poderia me ajudar dizendo o que pode ser e como posso tratar?? Não quero perder minha plantinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!!!!
      Que pena que você não deixou o seu nome...

      mas vamos lá...
      Pode ser fungo, como são as manchinhas? Pequenas e circulares? Estão em toda a planta ou localizada em apenas algumas folhas.
      Aguardo você.
      Beijos, Cynthia.

      OBS: desculpe a demora, estava dodói!

      Excluir
  16. Oi Cynthia passei a mistura de canela,cravo e iodo agora devo esperar quanto tempo para passar de novo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É em corte ou em fungo?
      Aguardo vc...
      Ah! Nào esquece de deixar seu nome...
      Beijinhos, Cynthia

      Excluir
  17. Olá amiga "ja me sinto assim rsrsrs" estou sempre acompanhando suas dicas tem me ajudado muito. Parabéns pela sua iniciativa. Estou precisando de sua ajuda tenho 2 dendrobium que estavam lindas mas agora suas folhas estão com umas manchas que parecem com poeiras. Oque devo fazer. Mando as fotos obrigado e até breve bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro esse carinho! Obrigada, Irene!
      Pelo que você descreveu, pode ser ácaro ou cochonilha.
      Quero ver fotos. Tem como vc publicar em algum perfil seu na internet, colocar privacidade pública e colar o link das fotos aqui?
      Espero você, amiga! ;)
      Bjs, Cynthia

      Excluir
  18. Oi Cynthia, Tenho uma Cattleya que acreedito estar com fungos....tenho visto em alguns sites que devemos praticamente transplanta-las...troca todo o substrato, lavar bem as raízes retirando tbm as mortas e esterelizar o vaso caso use o mesmo para o replante....além de cortar as partes comprometidas pelo fungo...Está certo isso? Como lavar as raizes? Com sabão??? ou só agua corrente? colocar de molho com algum produto? Me ajude! segue o link com as fotos da minha Cttleya
    https://plus.google.com/105441293140361796554/posts/LAnxRt98vk7

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erika, tentei ver e não consegui. Deve estar com privacidade privada. Troca para pública, ok?
      Quando fizer isso me avise aqui.
      Bjs, Cynthia

      Excluir
  19. Bom dia Cynthia! Na ALTERNATIVA Receita 2....A aplicação é com qual frenquência? Uma aplicação é o suficiente?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  20. Onde comprar fungicida sistemico e qual nome, ja procurei por varios lugares e não consegui, minha orquidea esta com manchas pretas nas folhas ja coloquei varias coisas mas não resolveu. Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende da doença. Existem vários, como os de contato Dithane M-45, Manzate 80 e Daconil e também os sistêmicos, como Cercobin, Derosal 500, Benlate, Alliette... Primeiro você tem que saber que doença é, só então escolher o fungicida que melhor combate. Ex: as Pseudomonas de Phalaenopsis pode ser tratado com Cercobin, Benlate ou Alliette. Já a canela seca, uma podridão causada por Fusarium e Rhizoctonia, respondem melhor ao Cercobin e ao Derosal 500.
      Só que os sistêmicos são difíceis de comprar, a burocracia é gigante e são bem caros. A dificuldade na venda é pq eles são muito perigosos de usar.
      Muitas vezes o de contato é suficiente. Será que não é o caso da sua? Cuidado com o uso de alguns produtos, tá? Se voc6e não está acostumado pode ter sérios problemas de saúde.
      Bjs, Cynthia

      Excluir
  21. Procurei fungicida sistemico e não acho qual o nome dele. E onde achar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondi na pergunta anterior. Onde achar? Em casa de produtos agrícolas.

      Excluir
  22. oi cynthia tenho uma orquidea que esta doente como sou uma novata no assunto nao sei se esta com fungo ou cochonilha pois as folhas estao cheias de pontos brancos saiu um broto mas nao resistiu poderia me ajudar a salva-la a especie nao sei qual so sei que ela da varias flores brancas com as bordas rosas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que você está descrevendo parece ser cochonilhas. São fácies, mas chatinhas de tratar. Aqui no blog eu ensino como. Dá uma olhada.
      Beijos, Cynthia

      Excluir
  23. Oi Cynthia minha catleia forbesi albina está com umas pintas pretas nas folhas,poderia me ajudar ? O q devo usar ou será q não tem jeito? Me ajude por favor

    ResponderExcluir
  24. Qual é esse oleo mineral, poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  25. Cynthia minhas orquideas estavam com os bulbos murchando ficando enrugados. Apliquei aduboe coloquei num local mais iluminado sem exposição direta do sol. As folhas queimaram estão pretas. O q faço?

    ResponderExcluir
  26. Oi Cyntia...
    Sou Josiane, tenho uma Brasia Rex, comprei com flores, mas já faz quase dois anos que ela não floresce mais. o que será que acontece?
    A pouco tempo comecei a colocar em todas as minhas orquídeas torta de mamona com farinha de ossos. Rego conforme necessário.
    aguardo sua ajuda...
    obrigada desde já...

    ResponderExcluir
  27. Oi Cynthia tenho umas orquídeas q deu uma manchas pretas nas folhas bate fungicida de cobre e elas ficaram com as folhas amareladas mais tenho observado q tem as outras folhas q estão manchando TB o q eu faço???

    ResponderExcluir
  28. Oi Cynthia tenho umas orquídeas q deu uma manchas pretas nas folhas bate fungicida de cobre e elas ficaram com as folhas amareladas mais tenho observado q tem as outras folhas q estão manchando TB o q eu faço???

    ResponderExcluir
  29. Olá, Cynthia! Ontem dei uma tremenda bobeada e deixei uma de minhas orquídeas no sol, as folhas estão todas queimadas. Está com a haste floral cheia. Pode me ajudar? Tem como recuperá-la? Obrigada. Bjs, Ely

    ResponderExcluir
  30. Cinthia, estava tratando as folhas da minha orquídea w estava c fungo. Deu certinho a receita do chá de camomila nas folhas e cravo no substrato

    Porem, a folha acabou saindo na minha mao, quando passei o cha nas folhas pela ultima vez... Fiquei só com raízes! E agora??

    ResponderExcluir
  31. Oi Cynthia!
    Tenho uma orquídea Oncidium que estão com as folhas amarelas nas pontas e com pontos pretos. Como posso tratar?

    ResponderExcluir
  32. Oi Cynthia, comprei duas minis orquídeas Phalaenopsis e uma notei qdo cheguei em casa q sua filha está com manchas, e ao verificar sua raízes estavam podres, fiz a poda mas não troquei o substrato. E essa semana apareceu uma folha amarela e a outra está enrrugada. O q pode ser?

    ResponderExcluir
  33. Olá Cynthia, tudo bem?
    Adoro o seu site, sempre tiro diversas dúvidas!!!
    Estou com um problema com a minha orquídea gongora. Depois de florescer ela perdeu todas as folhas, acredito que essa seja a característica dela. Porém agora nascem novas folhas, que morrem precocemente ficando escuras (marrons da extremidade da folha indo em direção a base da mesma.
    Será que é algum fungo?
    Obrigada !!!
    https://drive.google.com/open?id=1Dfm4YE0cBB8evHh-BxTBRNcpA72fnqujxg
    https://drive.google.com/open?id=1eo7IWOeW1zbOqJ3zgANv8l7s0uEE_iPGdQ
    https://drive.google.com/open?id=1w8BOmNnXnu2ePq7MpqvM0U3rxTCjD5sb1A

    ResponderExcluir
  34. Oi. Estou com uma orquídea que amo muuuuuiiiito. Mas, ela caiu, troquei de vaso, formigas atacaram, joguei um afasta formigas e elas sumiram. Tirei da claridade. Não sei mais o que fazer. Me ajude. Ela continua com manchas grandes brancas nas folhas.Queria te mandar fotos, como faço? Obrigada

    ResponderExcluir
  35. Oi. Estou com uma orquídea que amo muuuuuiiiito. Mas, ela caiu, troquei de vaso, formigas atacaram, joguei um afasta formigas e elas sumiram. Tirei da claridade. Não sei mais o que fazer. Me ajude. Ela continua com manchas grandes brancas nas folhas.Queria te mandar fotos, como faço? Obrigada

    ResponderExcluir
  36. Oi. Estou com uma orquídea que amo muuuuuiiiito. Mas, ela caiu, troquei de vaso, formigas atacaram, joguei um afasta formigas e elas sumiram. Tirei da claridade. Não sei mais o que fazer. Me ajude. Ela continua com manchas grandes brancas nas folhas.Queria te mandar fotos, como faço? Obrigada

    ResponderExcluir
  37. Boa Noite, Cyntia
    Estou precisando de ajuda tenho várias orquideas que estão com estas manchas amarelas e algumas estão com folhas verdes claras o que está acontecendo? Tem como vc me ajudar?
    Agradeço antecipadamente.

    ResponderExcluir
  38. Olá, acho que copiaram seu texto em um site:
    http://www.tudosobreorquideas.com/orquideas-com-manchas-nas-folhas-prevencao-e-tratamento/

    dá uma olhada

    ResponderExcluir
  39. Oi tenho uma orquídea Phal e ela tem manchas verdes parecem mofo em uma das folhas, semana passada ela passou um dia todo no sol, ficou com as folhas bem amarelas e quando tirei apareceu essas manchas, faço regas quando percebo o substrato seco e coloquei apenas uma vez npk555
    uma das folhas murchou muito e cortei, mas me preocupo com essa mancha verde, será que é mofo?

    ResponderExcluir
  40. Oi. Ganhei uma orquídea dendrobium cheia de flores. Uma semana perdeu todas. Lembro que havia folhas com manchas, que retirei. O que posso fazer? Obrigada

    ResponderExcluir
  41. Cynthia, estou com uma Phalaenopsis com raízes apodrecidas, porém a mesma está com flores. Devo trocar o substrato mesmo assim ou devo esperar as flores cairem? Desde já te agradeço

    ResponderExcluir
  42. Cyntia, pq qdo trato de conchonilhas as folhas ficam pretas?

    ResponderExcluir
  43. Das duas receitas qual a melhor como tratamento intensivo , de combate ?

    ResponderExcluir