segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Qual a diferença entre Laelia e Cattleya?

Essa reportagem da revista COMO CULTIVAR ORQUÍDEAS (número 61), fala sobre as diferenças entre os dois gêneros.
Espero que gostem!

Clique na imagem para ampliar, se estiver difícil de ler, basta fazer o download grátis do arquivo em PDF (o link está logo abaixo da imagem).






(Clicando no link, você será redirecionado para o meu 4Shared, onde poderá baixar gratuitamente a reportagem. Clique na opção download e depois em download free).

27 comentários:

  1. Cynthia

    Tenho mais ou menos duzentas phalaenopsis e todas estão com haste floral, porém uma delas está com as folhas bem amarelas e quase podres e esta com uma haste floral bem no comecinho. O que devo fazer??? será que é por causa do frio???moro em Blumenau/SC e este inverno está mais frio que o habitual. Me ajude
    Abraços Marisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marisa,
      Meu conselho: Separe esta das demais! Se for alguma doença, vc evita o risco de contaminar todos os seus exemplares.
      Se for uma doença que eu tive o desprazer de conhecer é fatal.
      Ela começa amarelando de baixo para cima as folhas, que também ficam enrugadas. Aparece tb em algumas uma macha aquosa na folha.
      Se for essa doença, sinto mt, nada o que fazer!
      Tomara que não seja.
      Deixe-a separada.
      Bjs, Cynthia

      Excluir
  2. Boa tarde!

    Tenho uma orquidea bem delicada e pequena que sempre carrega de flores e esta em um vazinho. Já faz uns 3 anos que a comprei de cor rosa. Todo ano ela aflora na cor de rosa. Nesta florada deste ano, ela veio amarela. Isto é normal?
    Muito Obrigada!
    Juliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana,
      Nunca tinha ouvido falar da orquídea trocar a cor da floração.
      Só tem ela no vaso ou tem outra.
      O que já aconteceu comigo fi plantar Phal juntas na árvore e uma, aparentemente, cruzar com a outra, pois só isso explicaria o que aconteceu: tive numa mesma orquídea duas haste e em cada uma flores completamente diferentes, ou seja, numa haste eu tinha uma cor e a outra tinha flores de cor bem diferente.
      Vale a pena vc tirar foto e guardar para ver a próxima florada.
      Bjs, Cynthia

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Cynthia,
    Parabéns pelo site! Minhas orquídeas estão mais felizes depois que te conheci!
    Queria uma opinião sua sobre uma Cymbidium. Ela está com um problema, parece um fungo ou sei lá o que, muito estranho, dá debaixo da folha perto da raiz, é branco, parece algodão... Tirei algumas fotos, posso te enviar por e-mail? Para qual endereço?
    O meu é oso982@hotmail.com
    Obrigada.
    Simone

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone, estou sem email no momento.
      Se vc tiver uma conta google+ pode publicar no seu perfil e mandar uma mensagem para mim que eu visito as suas fotos.
      Para me adicionar, basta clicar em "G+ seguir" que fica próximo ao meu nome (em cima no canto direito do blog).
      Se for o que estou pensando, pode ser o local que é muito sombreado. A pouca luminosidade faz com que apareça uma fina mantinha branca sobre o substrato.
      Bjs, Cynthia

      Excluir
  5. Cynthia! Primeiramente quero te parabenizar pelo seu blog,que é um SUCESSO! Num momento mt complicado da minha vida eu estava fuçando a internet proucurando alguma forma de ocupar minha mente... Até que eu encontrei vc! Esse seu blog maravilhoso que fez despertar em mim um amor tao grande por essas joias que são as Orquideas! Sou mt leiga nesse assunto afinal nunca tive mt contato com flores...rs! Em fim dps que li seu blog de cabo a rabo a fui contaminada pelo desejo de ter uma Orquidea! Fui até um horto que tem em minha cidade, e comprei minha primeira jóia! Uma Phal! Cuidei dela com mt carinho... Ela veio com 2 flores e 3 botões... As flores cairam,os botões se abriram,as flores dps tbm cairam... E eu cuidei dela da forma que me explicaram no horto. Regando dia sim dia não (pelo fato de morar em local quente-moro em Rio das Ostras-litoral do Rio de Janeiro). Ai dps de todas as flores terem caído eu comecei a usar o produto que tinham me orientado no momento da compra(20-20-20) e como eu vi aqui no seu blog,eu teria que cortar a haste um pouco acima do 3 nó,pois então,o fiz... Cortei e coloquei a canela em pó... Mas notei que a haste esta sem cor... Esta amarelada, e seca... É normal? Oque posso fazer para ajuda-la? Não queria perder ela,pois ela me ajudou em um momento muito difícil da minha vida! Aguardo sua resposta! Meu email: mpschuenck@hotmail.com Muito Obrigada! Marília Schuenck

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marilia, muito obrigada!
      Fico feliz em ter ajudado!

      Sim! É normal!
      Quando cortamos a cima do terceiro nó, estimulamos uma segunda florada. Quando isso não acontece, a haste seca. Primeiro ela amarela das pontas para o centro da planta e esse amarelo muda para tons de vermelho/laranja e daí seca.
      Não precisa cortar!
      Quando estiver completamente seco, vc corta pertinho da base, deixando 1 cm ou menos.
      O 20-20-20 é um adubo que é completo e serve para manter a planta saudável. Aplique conforme a recomendação do rótulo, pois o excesso pode ser prejudicial.
      Bjs, Cynthia

      Excluir
  6. Olá Cynthia!

    Eu ganhei uma orquídea Phalaenopsis azul, e gostaria de saber se ela pode ficar no vaso que veio (um vaso transparente) ou eu teria que muda-la para outro vaso depois da floração.
    Também gostaria de te parabenizar pelo Blog, evitou que eu matasse minha Phalaenopsis precocemente rsrs, muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kelly, a Phal gosta de vaso transparente, pois também realiza a fotossíntese pelas raízes.
      Não troque- a de vaso.
      Esse gênero não deve trocar de vaso a não ser que o recipiente esteja quebradiço.
      Bjs

      Excluir
  7. Oi Cynthia, sou nova por aqui, me desculpe algum erro, mas gostaria de saber alguma coisa sobre minha vanda..comprei uma mudinha ela veio em um vasinho pequeno, agora está começando a crescer uma raiz, mas as folhas estão ficando amarelas, ela está sob o beiral de uma área, que está sob a sombra de uma arvore, minha dúvida o pq das folhas amareladas e tenho que trocar de vaso, pois o q veio tem substrato. obrigada Franca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Franca,
      Pode ser por ela estar sob a sombra da árvore.
      Esse genero gosta de sol.
      Dá uma lidinha aqui:
      http://cynthiablanco.blogspot.com.br/p/vanda.html

      Bjs e boa sorte,
      Cynthia

      Excluir
    2. Oi Cynthia, obrigada por responder, mas onde o vaso está recebe sol direto na parte da manha, mais ou menos uma hora, tipo das 8 as 9... E quanto ao vaso que ela veio, teria que trocar, ou tirar o substrato?, Ela fez uma raiz e está por cima do vaso.
      Parab´nes pelo teu blog, e pelas explicações são bem detalhadas...
      obrigada

      Excluir
    3. Franca, quando eu falo em gostar de sol, é gostar mesmo. rss
      Tente colocá-la em um local em que pegue cerca de 3 horas de sol por dia. Ela vai gostar!
      Eu não gosto de cultivar Vandas com substrato. Prefiro deixar as raízes soltas, pois esse gênero gosta de muita aeração, mas tem gente que cultiva desta forma e tem sucesso.
      Cultivo de orquídeas não é bem uma receita de bolo, pq algumas coisas que uns não gostam, outros sentem que suas plantas se adaptam mt bem.
      Bjs, Cynthia

      Excluir
  8. Olá Cynthia, meu nome é SUELY RABELO, te mandei um e-mail em um outro setor de seu blog, mas acho que não chegou, solicitei no e-mail que voce postasse algo sobre a orquídea LC. Santa Bárbara Sunset, é uma orquidea simples, porém muito bonita e minha verdadeira paixão, tenho duas que estão sem flores , Essa planta é resultado de um cruzamento feito na califórnia (Na cidade de Santa Bárbara) minha preocupação é que moro em uma cidade de clima muito quente, (MARICÁ=RJ) e gostaria muito de saber se há algum cuidado especial com essa planta, faço adubações quinzenais com 10.10.10 (Para orquideas) e regas normais quando o substrato está com pouca umidade. Parabens pelo seu blog, na minha opinião é completo e voce uma das pessoas mais atenciosas que se tem notícia.
    grata
    SUELY RABELO
    sulafreitas3011@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Cynthia, meu nome é Yara, moro em Vitória-Es, em apartamento e tenho uma cattleya na minha sala que fica ao lado da janela que pega sol pela manhã, ouvi dizer que as cattleyas não suportam calor exesivo, porque costumam não florecer, é verdade isto. Parabéns pelo seu blog.

    ResponderExcluir
  10. oi sou Maria de Fátima
    E gostaria de perguntar :
    as laelias conseguem sobreviver no mato grosso? Pois aqui o ano inteiro é quente.Eu moro em Guarantã do Norte AMO ORQUÍDEA !bjjssssss Maria de Fátima .Ameisuas explicações...

    A m

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vejo porque não. Só lembre-se que ela gosta de umidade e procure deixá-la em local mais fresco possível.
      Bjs, Cynthia

      Excluir
  11. Bom dia cynthia! me chamo marcia , guarapai ES. Tenho um cattleya, e estou notando q suas folhas estão , tipo envergando ,ela fica penurada . tem raizes novas e tb pega sol das 7;30 ate as 9;00 . ela esta neste lugar tem 1 mês . Será q posso te enviar fotos dela. abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcia.
      Gostaria de ver as fotos. Só assim vou poder tentar entende ro que está acontecendo.
      É só publicar em alguma página na internet (facebook, instagram, g+...) e colar o link da foto aqui. Ah! Tem que colocar privacidade plúbica, ok?!
      Bjs, Cynthia

      Excluir
  12. alguem tem um grupo no watzap pra que possamos trocar ideias? se alguem souber por favor me adiciona 34 88557034

    ResponderExcluir
  13. A Laelia purpurata é o símbolo da cidade de Joinville em Santa Catarina.Temos a Festa das Flores, onde são feitas exposições das orquídeas de colecionadores locais. Já fui em algumas exposições e é raro encontrar Laelias.

    ResponderExcluir
  14. Tenho algumas orquídeas sem id vc pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  15. Estou tendo dificuldade para classificar uma labuata, poderia me auxiliar?

    ResponderExcluir